sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Raçao Humana - veja os dois lados e decida!


Atendendo a necessidade urgente de soluções mágicas para os males que nos afligem, surgem a cada dia novidades no mercado para emagrecer, melhorar o intestino, cuidar da pele, evitar o envelhecimento precoce...

A moda nutricional da vez é a RAÇÃO HUMANA, que nada mais é do que uma mistura de fibras, sementes e cereais com o intuito de aumentar a saciedade, reduzindo o desejo de comer, além de aumentar o volume fecal auxiliando o intestino a funcionar melhor.

Já por estes 2 motivos é digna de aprovação, mostrando que o consumo de alimentos ricos em fibras deve ser estimulado, pois quando nosso intestino funciona bem nosso cérebro consegue produzir substâncias que dão saciedade, eliminando a ansiedade e a vontade de comer. Além disso, as fibras reduzem a absorção de gorduras e açúcares em excesso, fornecem vitaminas do complexo B e diversos minerais que a alimentação comum do dia a dia, da maioria das pessoas, não fornece.
Mas precisamos avaliar todos os ingredientes e pensar no seguinte aspecto:

NINGUÉM É IGUAL POR FORA E NINGUEM É IGUAL POR DENTRO

- isso significa que precisamos respeitar a individualidade e comer os alimentos que nos fazem bem e não ir apenas na onda da maioria das pessoas.
CUIDADO com alguns componentes da ração humana:

- levedo de cerveja : muitas pessoas são alérgicas ao levedo e a sensibilidade a fungos intestinais é muito comum. Não só as mulheres apresentam candida vaginal, pois este fungo pode habitar o intestino de homens e mulheres, causando gases, dores de cabeça, fadiga muscular, irritabilidade, vontade comer doces, constipação e diversos sintomas. Quem já apresenta este quadro ao consumir levedo de cerveja pode agravar este quadro.

- açúcar mascavo: este tipo de açúcar é derivado da cana de açúcar sem passar pelo processo de refinamento, por isso preserva alguns nutrientes. Mas pergunto o seguinte: já não comemos açúcar suficiente no dia a dia? dificilmente os alimentos não são adicionados de açúcar. Em termos de calorias o valor é o mesmo do branco e não enriquece em nada nossa nutrição. Porque não misturar frutas ou sucos que fornecem um sabor doce mais natural e rico em nutrientes?

- fibra ou farelo de trigo : nossa alimentação abusa do consumo do trigo (pão, massa, bolo, pastel, molhos, salgados, biscoitos...) para que aumentarmos a exposição a este cereal? esta fibra contém fitato que é um expoliador de toxinas e de minerais importantes como cálcio, zinco e ferro. Vamos pensar juntos: nossa alimentação já é pobre em nutrientes e ainda usaremos algo que diminui sua absorção?

- guaraná em pó: esta substância é rica em cafeína - costuma ter até 4x mais do que o café passado. Pode acelerar os batimentos cardíacos e irritar a mucosa intestinal. Além do mais, cafeína estimula o sistema nervoso e causa dependência.

- gérmen de trigo: rico em vitaminas do complexo B e vitamina E, mas é mais um derivado do trigo e caso não esteja bem conservado pode estar contaminado por fungos e ter os antioxidantes já bastante oxidados. Muitas pessoas são sensíveis a este alimento.

- leite de soja : não são todas as pessoas que podem consumir soja, pois ela está entre os alimentos alergênicos, mas é uma boa fonte de proteína.
Certamente esta é minha opinião sobre a ração humana e costumo indicar há alguns anos o preparo da farofa de sementes aonde prefiro adequar a cada pessoa com os nutrientes mais indicados. A receita está pagina inicial do site e é rica em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.

Maribel Melos é nutricionista funcional e atende em consultório desde 1993.
http://www.maribel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário