segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cuidados com os cabelos depois do banho do mar ou piscina



No verão, os cabelos sofrem as conseqüências da ação dos raios solares e dos mergulhos no mar e na piscina.

Para manter os fios fortes e sedosos, a ordem é fortalecê-los antes, protegê-los durante e tratá-los depois das férias.

O sol atinge a queratina (proteína que forma o fio), que se parte em pequenos pedaços; o cloro da piscina causa o desprendimento de parte da cutícula, formando bolhas e deixando o fio áspero; o vento embaraça os cabelos, que, ao serem penteados, quebram facilmente; a areia entra em atrito com o fio e pode causar a perda de queratina; e o sal intensifica os efeitos destrutivos dos raios solares.

Os cabelos tingidos e com mechas estão entre os mais sujeitos a estragos. Esses processos químicos deixam os fios porosos, o que permite maior absorção de cloro e sal.

Cabelos crespos, geralmente mais ressecados do que os lisos, também sofrem mais com a ação do sol, da água do mar e da piscina.

Os cabelos loiros são os que mais sofrem durante o verão. Na descoloração o fio resseca, porque os pigmentos escuros, uma pequena proteção, são retirados. Os fios devem ser fortalecidos com hidratações semanais, feitas em casa ou no salão.

Durante a exposição ao sol, é obrigatório o uso de cremes protetores . Para usar depois da praia, algumas marcas desenvolveram produtos só para fios loiros.

Os cabelos que passaram por alisamento, permanente e relaxamento precisam de cuidados extras, porque perde-se queratina e elasticidade.

Isso enfraquece os fios, que ficam sujeitos a formação de pontas duplas. Alguns produtos, formulados para esse tipo de cabelo, podem ajudar.

Os secadores de cabelo devem ser usados apenas quando for necessário, tendo o cuidado de usar um produto para proteger os fios do calor.

Depois do banho de mar não deixe o cabelo secar com a água salgada, os grãos de sal funcionam como uma lente de aumento e ressecam os fios, intensificando a ação da radiação solar.

Por isso, depois da praia, é fundamental enxaguar o cabelo com água do chuveiro ou com uma garrafa de água mineral.

A água da piscina agride mais os cabelos do que a água do mar. Isso acontece porque os produtos químicos usados para tratar a água alteram a cor, ressecam e enfraquecem os fios.

Mas, antes de mergulhar, tanto no mar como na piscina, é muito importante aplicar nos cabelos produtos que ajudam a proteger os fios.

Se você quizer cortar os cabelos, o ideal é cortá-los depois do verão. Assim, os fios danificados e as pontas duplas que possam surgir nesse período são eliminados com o corte.

Você deve ter cuidado com a ação do Sol porque os raios penetram no interior dos fios e oxidam seus pigmentos, deixando os cabelos com um tom de esverdeados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário