sábado, 20 de novembro de 2010

Estrias


Olá, meninas...
hoje vou falar um pouco sobre um "probleminha" que atormenta a maioria das mulheres. As estrias...
Pra quem não sabe, as estrias surgem como consequência do estiramento natural ou forçado da pele. Podendo ser por: crescimento na puberdade, aumento de peso, gravidez ou o uso crônico de medicamentos a base de corticosteróide, tanto tópico como via oral.

A pele possui uma elasticidade natural e varia de acordo com a pessoa (fatores genéticos), e quando ultrapassa essa capacidade de distensão, ela se rompe macroscopicamente e suas bordas, ao cicatrizarem formam uma pequena depressão entre as superfícies rompidas, surge assim, as famosas estrias.

São conhecidos dois tipos de estrias:

As estrias avermelhadas, que são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa.

E as estrias brancas, que são consideradas as mais antigas. Essas estrias são de cor branco-acinzentado, pois a melanina (substancia que dá coloração à pele) não é mais produzida onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem
apenas estreitá-las.

O tratamento e apagamento das estrias mais antigas é praticamente impossível, e só o uso de lasers, ácidos e peelings atenuam o problema. Por isso o mais importante é a prevenção.

Prevenção
  • A prevenção é a melhor forma de tratamento, assim reunimos algumas dicas importantes para evitá-las.
  • O essencial para evitar as estrias é manter a pele hidratada e nutrida ao máximo.
  • Dê preferência a alimentos saudáveis.
  • Evitar roupas apertadas.
  • Use cremes e óleos após o banho, e passe nas pernas, barriga, bunda, peitos e quadris.
  • Evite banhos quentes.
  • Evite ressecar a pele se expondo muito ao sol.
  • Use sempre o óleo de amêndoas.
  • Beba muito líquido todos os dias.
  • Evite emagrecer e engordar constantemente.

Tratamento 

As estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas:
  • tratamento com ácidos: alguns tipos de ácidos, especialmente o ácido retinóico, estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele. Deve ser evitada a exposição solar.

  • peelings: os peelings tem a mesma ação dos ácidos, no entanto, de uma forma mais acelerada e intensa, geralmente levando a um melhor resultado. Também deve ser evitada a exposição solar.

  • subcisão (subcision): esta técnica consiste na introdução de uma agulha grossa, com ponta cortante, ao longo e por baixo da estria, com movimentos de ida e volta. O trauma causado leva à formação de tecido colágeno no local, que preenche a área onde o tecido estava degenerado. Provoca equimose (mancha roxa), que faz parte do tratamento, pois a reorganização do sangue também dá origem à formação de colágeno.

  • dermoabrasão: o lixamento das estrias provoca reação semelhante à dos peelings, com formação de colágeno mas com a vantagem de regularizar a superfície da pele, que ganha mais uniformidade, ficando mais semelhante à pele ao redor.

  • intradermoterapia: consiste na injeção ao longo e sob as estrias de substâncias que provocam uma reação do organismo estimulando também a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneraram. Além disso, a própria passagem da agulha provoca uma discreta subcisão.
Estes são procedimentos médicos e apenas os médicos devem realizá-los, indicando o que for melhor de acordo com cada caso. Os melhores resultados costumam aparecer com a associação de mais de um método.
Lembrem-se, toda mulher é linda do jeito que é. Basta ela reconhecer sua beleza e valorizá-la. E ao invés de criticar seus defeitos, comece a elogiar suas qualidades, elas valem mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário