quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Saiba mais sobre Tight Lacing

Tight Lacing, ou "laço apertado" em uma tradução literal, é o nome dado à prática de usar um corset por longos períodos, no intuito de alterar a silhueta reduzindo a cintura. O Corset utilizado para este fim é uma evolução dos espartilhos que nossas bisavós e tataravós usaram, que não tem nada a ver com o que hoje chamamos de espartilho encontrado à venda em lojas de lingeries e sex-shops.
Os Corsets são construídos com tecidos resistentes, em várias camadas e com reforços em áreas estratégicas, amarrados nas costas e com barbatanas rígidas, normalmente de aço ou alumínio.

É fato conhecido desde a Idade Média que a pressão constante do Corset sobre a cintura e costelas inferiores por 16 a 24 horas por dia acaba por curvar gradualmente as costelas flutuantes, e com o tempo a alteração se torna definitiva. Porém, além do Tight Lacing exigir disciplina e força de vontade, deve ser praticado com critério, pois assim como a redução da cintura é um fato historicamente comprovado, também é indiscutível que o uso de forma exagerada ou com pouco critério pode ocasionar vários problemas de saúde. Recomendo que as dúvidas sobre os problemas advindos de um uso incorreto ou exagerado sejam verificadas neste site.

Para a efetiva redução da cintura, modificação da localização de órgãos internos e reacomodação das costelas, o corset deve ser bem reforçado, ter preferencialmente barbatanas de aço e ilhoses bem próximos.

Alguns cuidados devem ser tomados na escolha da peça usada: obviamente o corset para Tight Lacing deve ser feito sob medida; não deve ser muito alto na parte superior para não se tornar incômodo ao sentar; na parte inferior não deve ser muito curto, pois corre o risco de causar depósito da gordura abdominal na parte livre de pressão, criando uma indesejável barriguinha; deve-se evitar materiais impermeáveis ou que dificultem a respiração da pele; por fim deve ter um diâmetro de 10 cm inferior à sua cintura quando fechado.

Os modelos mais indicados para uso contínuo são os Underbusts e Waist Cinchers, por serem mais confortáveis e permitirem uma melhor movimentação.

Você deve estar se perguntando sobre os efeitos práticos do Tight Lacing. Existem na internet alguns sites com previsões sobre diminuição - claro que se deve ter cuidado com estes dados, pois quando se trata do corpo humano, qualquer previsão é um exercício de adivinhação. Apenas para ilustrar transcrevo uma destas previsões:


"Um Corset pode reduzir a cintura aproximadamente 2% a cada semana, até que você alcance uma redução de 75% da cintura original após, mais ou menos, 3 meses de uso".


Quanto a números, posso dar o meu depoimento: tomei o cuidado de anotar minhas medidas, para controlar a progressão. As medidas foram tiradas sem o corset, a inicial antes de colocar e a final logo após retirá-lo.

Os intervalos entre cada período de uso variaram de 4 a 10 horas. Um treinamento mais efetivo de Tight Lacing deve ser realizado com uso ininterrupto e deve-se evitar ficar sem ele por mais de uma hora, embora nem sempre isso seja possível. Assim transcrevo a seguir a progressão de minhas medidas nos dez primeiros períodos de uso, para dar uma idéia de evolução real.


PERÍODOMEDIDAS EM CENTÍMETROS TEMPO DE USO
Inicial - 84 cmFinal - 80 cm08:00
Inicial - 83 cmFinal - 79 cm09:00
Inicial - 82 cmFinal - 78 cm17:00
Inicial - 80 cmFinal - 78 cm10:00
Inicial - 81 cmFinal - 77 cm17:00
Inicial - 80 cmFinal - 77 cm 20:00
Inicial - 79 cmFinal - 76 cm23:00
Inicial - 79 cmFinal - 77 cm20:00
Inicial - 78 cmFinal - 76 cm22:00
10ºInicial - 78 cm Final - 76 cm 20:00


Como você pode observar a partir do 7º período de uso, o corset pode, e deve, ser usado durando a noite, mas para dormir com um corset deve-se tomar o cuidado adicional de afrouxá-lo de forma que fique bem confortável, tornando a apertá-lo na manhã seguinte. Nos primeiros dias do meu treinamento usei-o apenas durante a noite, e pelo tempo de uso pode-se observar que passei a me sentir confortável após o segundo dia, podendo aumentar consideravelmente o período de uso.

O primeiro objetivo da Tight Lacer é "fechar" o seu corset, ou seja, partindo de uma peça com um diâmetro 10 cm menor que sua cintura, atinge-se o primeiro estágio quando se consegue fechar completamente o corset. Deve-se então utilizá-lo durante mais um período até que surja uma sensação de conforto com o uso, parecendo frouxo, mesmo amarrado ao máximo.

Quando isso acontecer está na hora de trocar seu corset por um modelo menor. O novo corset deve ter novamente 10 cm a menos que sua cintura, e você pode usar o corset antigo para dormir, poupando a nova peça. Repetindo este processo algumas vezes, você encontrará a cintura dos seus sonhos. Porém deve-se tomar o cuidado de não exagerar, pois algumas Tight Lacers tendem a criar uma cintura exagerada, que além de não ser saudável as torna permanentemente dependentes do uso do corset.

Existem pessoas que não podem praticar este treinamento, como diabéticos, pessoas com insuficiência respiratória, pessoas que têm problemas de coluna, etc. Porém, se você está saudável e tem bom senso para fazer um treinamento progressivo e cauteloso, nenhum outro método é tão efetivo para redução da cintura quanto o Tight Lacing. E agora nós brasileiras temos muito a comemorar, pois minha querida amiga Sher solucionou nosso maior problema: onde encontrar no Brasil um produto de qualidade? Antes do lançamento de sua grife, os modelos apropriados para o Tight Lacing só estavam disponíveis no exterior via internet, a preços proibitivos.

Façam uma visitinha no site http://www.madamesher.com/ e confiram. Vejam alguns modelos.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário