segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Filtros solares que tratam e rejuvenescem

Neste verão, vai ser mais fácil e prazeroso tomar sol. Os novos protetores ganham reforço na fórmula, texturas agradáveis, pigmentos capazes de barrar os raios solares e até ingredientes que prometem rejuvenescer. Nas páginas a seguir, as novidades que toda mulher antenada precisa saber

Protetor solar agora é tratamento estético
Multifuncional, protege dos raios UVA e UVB ao mesmo tempo que trata a pele – promete hidratação extra, prevenção de rugas e manchas, além de cor prolongada e saudável. Entre os ativos preferidos dos dermatologistas estão as vitaminas C e E, o betacaroteno e os ácidos hialurônico e glicirretínico – este último ajuda a ativar a melanina e a acelerar o bronzeado..

O filtro controla o brilho da pele oleosa
Está no mercado uma nova categoria: a ultrasseca, indicada para quem não está satisfeita com a ação da versão oil free. “Com substâncias secativas, como dry flow e niacina, esse tipo de filtro regula o funcionamento das glândulas sebáceas, reduzindo o brilho excessivo da pele por até até quatro horas”, diz a dermatologista Érica Monteiro, de São Paulo.

O FPS mínimo recomendado passou de 15 para 30
A norma da Academia Americana de Dermatologia vale para todos os tipos de pele, inclusive as negras. Esse aumento no fator de proteção solar compensa a pequena quantidade de filtro que as pessoas aplicam e que não as protege com eficácia contra os efeitos nocivos do sol.

Filtros tonalizantes aumentam a barreira
“ Os pigmentos acrescentados ao protetor em creme ou fluido aumentam em 62,5% a proteção contra o sol e em até 100% contra a luz de casa ou do escritório”, afirma a dermatologista Carla Albuquerque, de São Paulo. Segundo ela, o produto pode ser usado tanto na praia (reaplicado a cada duas horas ou quando você entrar na água) quanto no escritório (nesse caso, precisa ser retocado na hora do almoço). Os filtros tonalizantes também são uma boa opção para usar nos primeiros dias de praia, quando a pele ainda está pálida. Opte por um produto que tenha FPS 30+.

Filtro industrializado é mais seguro do que o manipulado
“ A estabilidade para a proteção contra a radiação ultravioleta A é bastante difícil de ser alcançada, inclusive pelas grandes empresas. Além disso, os produtos passam por testes rigorosos e só podem ser comercializados se receberem o selo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que confirma que tudo o que o fabricante informou na embalagem está dentro do pote”, esclarece Andréia Mateus, responsável pelo departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Há texturas agradáveis que a pele absorve facilmente
A novidade foi criada especialmente para quem deixa de usar ou de reaplicar o filtro porque não tem paciência de espalhar o produto e não gosta que a pele fique pegajosa. Todas as novas texturas são absorvidas em segundos. Veja a dose ideal de cada uma para o rosto.
ESPUMA Espalhe o equivalente a uma bola de pingue-pongue.
SÉRUM Aperte cinco vezes o pump.
ULTRAFLUIDO A referência é o tamanho do seu polegar.
SOFT CREAM Utilize na mesma proporção das texturas tradicionais, ou seja, o equivalente a dois feijões.

FPS 10 para UVA é o mínimo que um protetor deve ter
A proteção contra os temidos raios UVB é bem definida pela Anvisa e consta no rótulo do produto, mas ainda não existe um método oficial para medir a quantidade exata de proteção UVA. A Comunidade Europeia sugere – e os dermatologistas assinam embaixo – que o FPS do protetor escolhido seja dividido por três e que você fique com aquele cujo resultado seja pelo menos 10. “E ssa é a quantidade mínima recomendada para evitar a geração de muitos radicais livres, a destruição do colágeno e a alteração do DNA das células, o que pode causar desde manchas até câncer de pele”, avisa Érica Monteiro.

Já existe filtro que resiste à água por até seis horas
Até então o limite eram 80 minutos. Mas essa indicação refere-se apenas à permanência dentro da água, não ao sol. O produto é bom para quem transpira demais ou gosta de ficar muito no mar, mas ele precisa ser reaplicado de duas em duas horas para bloquear a radiação solar.

Passar pouco protetor reduz sua eficácia
A proteção pode cair em até dois terços. Com isso, um FPS 60, por exemplo, passaria a funcionar como um 40 ou até mesmo 20. A Academia Americana de Dermatologia (AAD) recomenda usar no corpo o equivalente a 1 xícara de café cheia de protetor. Segundo estudos da instituição, essa quantidade seria suficiente para preencher as áreas rugosas e formar um filme na superfície cutânea.

Há um protetor especial para quem está na menopausa
Formulado com hyalo-oligo, ativo derivado do ácido hialurônico, tem grande poder umectante e penetra na pele graças à nanotecnologia. “A substância absorve 100 vezes o seu peso em água. Por isso, é especialmente indicada para quem está na menopausa, momento em que a pele fica mais ressecada”, diz a dermatologista Érica Monteiro.

Protetor escuro evita que as manchas piorem
Tema recorrente dos congressos dermatológicos, as manchas ganham blindagem efetiva contra os raios solares: vale espalhar um filtro um tom mais escuro que a pele para escondê-las e
evitar que piorem. Na falta desse tipo de produto, o médico Sérgio Schalka sugere aplicar um protetor comum com FPS 30+ e, na sequência, uma base. Se o produto também tiver FPS, melhor. Cria um reforço, mas não aumenta o poder do filtro.

Combinar filtros permite que você mantenha o tratamento clareador
“ Aplicar ácido kójico, arbutin ou hidroquinona à noite durante o verão é ideal para manter as células produtoras de melanina e causadoras de manchas em dormência. Mas é preciso fazer uma potente proteção combinada durante o dia para não escurecer ainda mais a mancha”, avisa a dermatologista Claudia Magalhães, de Recife. Na prática, primeiro aplique um bom hidratante com FPS baixo, 15, por exemplo, para que o creme não pese na pele; em seguida, passe um protetor com FPS alto, como 90 ou 100; e, por último, um pó compacto com FPS 30, que deve ser reaplicado antes de sair para o almoço e para reuniões fora do escritório.

Fonte: Revista Claudia

Um comentário:

  1. Todo cuidado com o sol é pouco. Você nos dá a possibilidade de escolher bem os produtos que vai nos proteger. Parabéns!

    ResponderExcluir