sábado, 11 de agosto de 2012

QUAL É O SEU TIPO DE CABELO?

Cabelos Normais

Macios, brilhosos, ultra fáceis de pentear, não apresentam excesso de oleosidade (por isso não necessitam de lavagem diária). O couro cabeludo é saudável, com aspecto limpo. É quase a visão do paraíso! A recomendação é o uso de shampoo com um ph neutro, e condicionador suave só nas pontas.


Cabelos Oleosos

Finos, com pouco volume, necessitam quase sempre de lavagem diária por causa do excesso de produção de sebo (que é super necessário, por ser o que dá o brilho natural, e também por ser uma proteção do cabelo contra a perda de água. O problema aqui é a quantidade dele: quando a produção é maior do que a necessária, entope o bulbo capilar, impedindo que a glândula sebácea funcione da forma correta). A recomendação é o uso de um shampoo com ação de limpeza profunda, mas que não resseque os cabelos, e condicionador só nas pontas (inclusive pode ser um específico para cabelos secos, se elas estiverem ressecadas e/ou danificadas).


Cabelos Secos

Opacos, com pontas espetadas e/ou duplas por todos os lados do cabelo, volumosos e difíceis de pentear. Ao contrário dos oleosos, as glândulas sebáceas produzem sebo em quantidade pequena para a hidratação natural do cabelo. A recomendação é não lavar todo dia, utilizar shampoo específico para cabelos secos, e hidratação intensa pelo menos uma vez por semana.


Cabelos Mistos

O cabelo pode apresentar duas condições diferentes (raiz oleosa e ponta normal; raiz oleosa e ponta seca; raiz normal e ponta ressecada, e por aí vai). Nesse caso, esteja preparada para ter um pouquinho a mais de trabalho. Por exemplo: se seu cabelo tiver raiz oleosa e ponta seca, use um shampoo pra cabelos oleosos só na raiz, e depois aplique outro pra cabelos ressecados nas pontas. E assim sucessivamente… Tenha sempre várias opções à mão, porque cabelo também tem “humor”.

Cuidados gerais para todos os tipos de cabelo:

1 – temperatura da água: fria, mas, se a comadre não consegue, o mais perto do frio possível. Os cabelos ficarão brilhosos!

2 – aplicação do shampoo: com massagens suaves, sem esfregar, mas fazendo uma certa pressão, pra retirar o excesso de oleosidade e impurezas (mas não o couro, né?). Reaplicar o shampoo de 2 vezes, no máximo;

3 – aplicação do condicionador: apenas no comprimento, evitando o contato com o couro cabeludo. Assim, depois de seco, o cabelo ficará mais leve;

4 – enxágue: tanto o shampoo quanto o condicionador devem ser totalmente retirados do cabelo. Não é verdade que deixar um pouco de condicionador mantém os fios “hidratados”. Pra isso, use um leave in


Bjos