quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dez dicas para você dormir melhor

Mude o travesseiro, ajuste o colchão e relaxe o corpo na posição certa

Dormir bem melhora o humor, a memória, previne doenças e faz você viver mais. A ciência não para de comprovar os benefícios de uma noite bem dormida. Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine provou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. A partir da análise de 2.800 pessoas, os resultados mostraram que cerca de 65% das pessoas relataram que sua qualidade de sono foi boa ou muito boa e o tempo médio diário de sono foi 7,5 horas, incluindo cochilos. Os mais velhos, de 100 anos ou mais, eram 70% mais propensos a relatarem uma boa qualidade de sono do que os participantes mais jovens, de 65 a 79, após controle de variáveis como as características demográficas, socioeconômicas e de saúde. Em contrapartida, quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais riscos de morrer do que aqueles que não tem o problema. É o que mostra a pesquisa do National Heart Lung and Blood Institute, dos Estados Unidos, que envolveu mais de 2.200 participantes, apresentada este ano na 24ª reunião anual da Associated Professional Sleep Societies, no Texas. Mas a falta de sono costuma ser um problema? Às vezes, basta alguma mudança simples nos hábitos antes de dormir, no travesseiro ou no colchão para resolver este drama. Confira as dicas abaixo. 

Travesseiro, o melhor amigoAcredite: o seu apoio para cabeça é fundamental para se ter uma boa noite de sono. Na hora de escolher, você precisa considerar o material de que ele é feito e, claro, a posição em que é colocado. A melhor posição para dormir é de lado. Assim, a coluna fica longe das dores e os músculos também.

Nesse caso, a altura do travesseiro tem que ser igual a distância entre o pescoço e a parte externa do braço. Já para quem dorme com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna.

De bruços, jamais!
A pessoa que dorme de barriga para baixo acorda cansada e toda dolorida, pois o rosto não pode ficar afundado no travesseiro. Além disso, as regiões torácica e a lombar são prejudicadas nessa postura.

Até ele se aposentaO travesseiro deve ser trocado, no mínimo, a cada dois anos. Na hora de escolher o melhor modelo, é importante observar algumas regras. Apoios de pena, por exemplo, podem exalar um odor forte capaz de incomodar olfatos mais sensíveis, embora muita gente se adapte a ele. Ideal, sempre, é dar preferência a enchimentos que se deformam com menos facilidade (como espumas mais resistentes).

O tamanho também conta. É melhor que seja largo para não sair do lugar com qualquer movimento do seu corpo durante a noite. E, mesmo que possa parecer um mico, o ideal é experimentar o modelo escolhido ainda na loja.
Travesseiro: certo e errado

De lado (Certo): Mantenha a coluna alinhada e os braços abaixo do queixo. Os joelhos devem estar flexionados e com um travesseiro fino entre eles para impedir a sua rotação. Isso também evita que a região lombar fique estendida, o que, a longo prazo, pode provocar hérnia de disco.

De lado (Errado): Nunca deixe a mão sob a cabeça, porque essa postura compromete a circulação no braço e força o travesseiro contra o rosto, o que favorece o aparecimento de linhas de expressão. Procure, ainda, não dormir com o corpo todo encolhido. (faça um bom alongamento antes de deitar)

Barriga para cima (Certo): Coloque um travesseiro fino ou um rolinho de espuma sob os joelhos para que permaneçam semi-flexionados durante a noite, deixando os quadris bem posicionados e os músculos da região lombar relaxados.

Barriga para cima (Errado): Não é correto dormir com as pernas muito esticadas, porque isso força a região lombar. Além disso, nunca dobre o travesseiro para que ele fique mais alto, porque aí a tendência é repousar a cabeça sobre a dobra, forçando demais a região cervical. A regra de não dobrar, aliás, é válida para todas as pessoas.

Colchão sem pressão
"O colchão ideal para um sono tranquilo não pode ser muito macio nem muito firme, ou seja, deve simplesmente se amoldar ao corpo confortavelmente", ensina a diretora da Copespuma, Gisele Sapiro. Prefira os de látex, que tem como benefício principal o fato de se adaptarem com perfeição aos contornos do corpo, aliviando os pontos de pressão .  

Dicas para dormir bem
Pode parecer bobagem, mas alguns conselhos básicos podem ajudar você a ter um sono perfeito. O neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono da Unifesp, dá dicas simples de como espantar a insônia:

1- Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia a dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.

2- Desligar a TV e o computador é um método bastante eficaz. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.

3- Exercícios físicos devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir, ou o corpo ainda estará agitado. Na cama só vale o sexo que, aliás, é ótima para relaxar.

4- Um chá também ajuda, porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde, ricos em cafeína, que é estimulante. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade.

5- Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, usando, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia e soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.

6- Aquele bife suculento jamais deve ser comido à noite, porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina.

7- Um ritual interessante é depois do banho morninho, acender uma lâmpada azul e pingar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.

8- Um copo de leite morno também ajuda a encontrar o caminho para um sono tranquilo, porque o alimento possui (em concentração não muito grande, é verdade), o triptofano, que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo.

9- Não se engane com aquela relaxadinha gostosa que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.

10- Procure dormir, ao menos, sete horas por noite.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Diga adeus às manchas escuras e irritações na virilha, axilas e coxas

Receitas caseiras de clareamento podem piorar as marcas e tornar a remoção mais difícil

Na guerra contra as manchas que teimam em invadir a virilha, axilas e a região interna das coxas, a mulherada recorre a centenas de receitinhas caseiras e acaba muitas vezes piorando a situação.

Limão com açúcar, aveia com fubá e até pasta de argila são usadas para eliminar de vez as inimigas mortais dos biquínis e decotes. O que pouca gente sabe é que estas soluções que parecem simples e milagrosas podem se tornar um pesadelo, deixando as tão incômodas manchas ainda maiores e mais escuras.

"Receitinhas caseiras não funcionam e podem até colocar sua saúde em risco. O limão, por exemplo, é ácido e quando exposto ao sol, pode queimar e provocar lesões graves na pele. O ideal é procurar um especialista e investir em tratamentos seguros", explica a dermatologista da Unifesp, Solange Teixeira.

A seguir, a especialista explica por que as manchas nestas regiões ficam mais acentuadas e aponta as soluções para clarear a pele que escureceu.

Por que a pele escurece nestas regiões?
As axilas, virilha e as coxas são áreas que se localizam na parte interna dos membros, fazendo com que elas sofram maior atrito do que as demais, o que provoca irritação e hiperpigmentação da pele.

"Quando nos movemos, há o atrito e, consequentemente, irritação (é comum a pele ficar cheia de bolinhas vermelhas) e, muitas vezes, uma certo ardor, semelhante a sensação de assadura. Então, a pele, para se proteger da agressão, cria uma camada espessa, que com o passar do tempo tende a ficar escura", explica Solange.

Segundo a dermatologista, os outros motivos causadores do problema são: alergias; irritações causadas por cremes; depilação com lâmina e assaduras. 

Morenas são o alvo
A dermatologista explica que a tonalidade da pele é determinante para a coloração da mancha e que isso deve ser levado em consideração na hora do tratamento:

"Como ocorre uma hiperpigmentação, a pele escurece em relação a sua tonalidade normal, logo, se você é morena, terá manchas mais escuras que uma pessoa de pele mais clara. Na hora de tratar, é preciso muito cuidado para que a região não clareie demais e contraste com o restante do corpo", explica. 

Por que os gordinhos sofrem mais?
Como tem excesso de gordura nestas regiões, o atrito é maior e a irritação fica mais frequente. Nos dias de calor, o suor aumenta o desconforto, principalmente na região entre as cochas e nas axilas.

A dica da especialista é usar roupas mais soltas, de tecidos leves e macios e que fiquem menos grudadas no corpo para diminuir o atrito.  

O que elas podem causar-Maisena: "o amido realmente acalma a irritação aliviando o problema, mas não é capaz de clarear a pele, por isso, não funciona", explica Solange.

-Limão com açúcar: "essa é a pior solução. Se exposto ao sol, você poderá sofrer queimaduras graves", alerta.

-Fubá com aveia: "pela espessura granulada da mistura, pode ferir ainda mais a pele, provocando o escurecimento mais intenso", diz a dermatologista.

-Talco: "ele ajuda a diminuir o atrito no local, porém, sua composição química pode irritar a pele causando o efeito contrário. Faça o teste antes de usar", sugere.  

Operação clareamento
Existem diversos cremes e tratamentos específicos para quem sofre com as manchas, que além de eficientes, são seguros, porém, a dermatologista alerta para os perigos do uso por conta própria: "se a sua ele é do tipo áspera e menos pigmentada e você usa um creme para peles oleosas e mais pigmentadas, pode ficar com manchas ainda maiores, dificultando a remoção. O ideal é procurar um especialista e seguir o tratamento adequado", explica.

"Boas opções para solucionar de vez o problema são os clareamentos com laser, que removem parte da pigmentação escura, ácidos clareadores, despigmentadores e peelings superficiais que não agridem a pele e ajudam na remoção das células mortas", explica Solange. "O tratamento, o número de sessões e os resultados vão depender do grau de hiperpigmentação da pele". 

Prevenir é o lema!
Como já dizia o lema, prevenir é sempre a melhor solução, por isso, a especialista deixa algumas dicas que vão te ajudar a evitar as malfadadas manchas:

-Nunca use desodorantes ou cremes com álcool

-Use e abuse de cremes hidratantes

-Prefira a depilação com cera ou laser à feita com lâmina

-Use roupas mais leves e menos coladas ao corpo

-Use cremes específicos para o seu tipo de pele

-Capriche no protetor solar, pois o sol intensifica o problema 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Esmaltes holográficos da Mohda

Desenvolvida para as mulheres que gostam de brilho intenso e colorido, a nova linha de esmaltes Mohda é inspirada nas cores das pedras preciosas. O líquido dos vidrinhos contém partículas refletoras de luz que dão brilho holográfico às unhas e o complexo fortalecedor Nutri-Cálcio. Além das sete opções de cores, há ainda o Intensificador Holográfico, formulado com base especial para realçar a cor de qualquer esmalte e hidratar a cutícula.

Informações e atendimento ao consumidor:
SAC: (11) 2742-9239
http://www.mohda.com.br/

Filtros solares que tratam e rejuvenescem

Neste verão, vai ser mais fácil e prazeroso tomar sol. Os novos protetores ganham reforço na fórmula, texturas agradáveis, pigmentos capazes de barrar os raios solares e até ingredientes que prometem rejuvenescer. Nas páginas a seguir, as novidades que toda mulher antenada precisa saber

Protetor solar agora é tratamento estético
Multifuncional, protege dos raios UVA e UVB ao mesmo tempo que trata a pele – promete hidratação extra, prevenção de rugas e manchas, além de cor prolongada e saudável. Entre os ativos preferidos dos dermatologistas estão as vitaminas C e E, o betacaroteno e os ácidos hialurônico e glicirretínico – este último ajuda a ativar a melanina e a acelerar o bronzeado..

O filtro controla o brilho da pele oleosa
Está no mercado uma nova categoria: a ultrasseca, indicada para quem não está satisfeita com a ação da versão oil free. “Com substâncias secativas, como dry flow e niacina, esse tipo de filtro regula o funcionamento das glândulas sebáceas, reduzindo o brilho excessivo da pele por até até quatro horas”, diz a dermatologista Érica Monteiro, de São Paulo.

O FPS mínimo recomendado passou de 15 para 30
A norma da Academia Americana de Dermatologia vale para todos os tipos de pele, inclusive as negras. Esse aumento no fator de proteção solar compensa a pequena quantidade de filtro que as pessoas aplicam e que não as protege com eficácia contra os efeitos nocivos do sol.

Filtros tonalizantes aumentam a barreira
“ Os pigmentos acrescentados ao protetor em creme ou fluido aumentam em 62,5% a proteção contra o sol e em até 100% contra a luz de casa ou do escritório”, afirma a dermatologista Carla Albuquerque, de São Paulo. Segundo ela, o produto pode ser usado tanto na praia (reaplicado a cada duas horas ou quando você entrar na água) quanto no escritório (nesse caso, precisa ser retocado na hora do almoço). Os filtros tonalizantes também são uma boa opção para usar nos primeiros dias de praia, quando a pele ainda está pálida. Opte por um produto que tenha FPS 30+.

Filtro industrializado é mais seguro do que o manipulado
“ A estabilidade para a proteção contra a radiação ultravioleta A é bastante difícil de ser alcançada, inclusive pelas grandes empresas. Além disso, os produtos passam por testes rigorosos e só podem ser comercializados se receberem o selo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que confirma que tudo o que o fabricante informou na embalagem está dentro do pote”, esclarece Andréia Mateus, responsável pelo departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Há texturas agradáveis que a pele absorve facilmente
A novidade foi criada especialmente para quem deixa de usar ou de reaplicar o filtro porque não tem paciência de espalhar o produto e não gosta que a pele fique pegajosa. Todas as novas texturas são absorvidas em segundos. Veja a dose ideal de cada uma para o rosto.
ESPUMA Espalhe o equivalente a uma bola de pingue-pongue.
SÉRUM Aperte cinco vezes o pump.
ULTRAFLUIDO A referência é o tamanho do seu polegar.
SOFT CREAM Utilize na mesma proporção das texturas tradicionais, ou seja, o equivalente a dois feijões.

FPS 10 para UVA é o mínimo que um protetor deve ter
A proteção contra os temidos raios UVB é bem definida pela Anvisa e consta no rótulo do produto, mas ainda não existe um método oficial para medir a quantidade exata de proteção UVA. A Comunidade Europeia sugere – e os dermatologistas assinam embaixo – que o FPS do protetor escolhido seja dividido por três e que você fique com aquele cujo resultado seja pelo menos 10. “E ssa é a quantidade mínima recomendada para evitar a geração de muitos radicais livres, a destruição do colágeno e a alteração do DNA das células, o que pode causar desde manchas até câncer de pele”, avisa Érica Monteiro.

Já existe filtro que resiste à água por até seis horas
Até então o limite eram 80 minutos. Mas essa indicação refere-se apenas à permanência dentro da água, não ao sol. O produto é bom para quem transpira demais ou gosta de ficar muito no mar, mas ele precisa ser reaplicado de duas em duas horas para bloquear a radiação solar.

Passar pouco protetor reduz sua eficácia
A proteção pode cair em até dois terços. Com isso, um FPS 60, por exemplo, passaria a funcionar como um 40 ou até mesmo 20. A Academia Americana de Dermatologia (AAD) recomenda usar no corpo o equivalente a 1 xícara de café cheia de protetor. Segundo estudos da instituição, essa quantidade seria suficiente para preencher as áreas rugosas e formar um filme na superfície cutânea.

Há um protetor especial para quem está na menopausa
Formulado com hyalo-oligo, ativo derivado do ácido hialurônico, tem grande poder umectante e penetra na pele graças à nanotecnologia. “A substância absorve 100 vezes o seu peso em água. Por isso, é especialmente indicada para quem está na menopausa, momento em que a pele fica mais ressecada”, diz a dermatologista Érica Monteiro.

Protetor escuro evita que as manchas piorem
Tema recorrente dos congressos dermatológicos, as manchas ganham blindagem efetiva contra os raios solares: vale espalhar um filtro um tom mais escuro que a pele para escondê-las e
evitar que piorem. Na falta desse tipo de produto, o médico Sérgio Schalka sugere aplicar um protetor comum com FPS 30+ e, na sequência, uma base. Se o produto também tiver FPS, melhor. Cria um reforço, mas não aumenta o poder do filtro.

Combinar filtros permite que você mantenha o tratamento clareador
“ Aplicar ácido kójico, arbutin ou hidroquinona à noite durante o verão é ideal para manter as células produtoras de melanina e causadoras de manchas em dormência. Mas é preciso fazer uma potente proteção combinada durante o dia para não escurecer ainda mais a mancha”, avisa a dermatologista Claudia Magalhães, de Recife. Na prática, primeiro aplique um bom hidratante com FPS baixo, 15, por exemplo, para que o creme não pese na pele; em seguida, passe um protetor com FPS alto, como 90 ou 100; e, por último, um pó compacto com FPS 30, que deve ser reaplicado antes de sair para o almoço e para reuniões fora do escritório.

Fonte: Revista Claudia

sábado, 1 de janeiro de 2011

Como comprar equipamentos para fazer o cabelo em casa (parte 3)

Conforme havia dito, trago agora as dicas sobre como comprar modelador de cabelo (baby liss).

Primeiramente, o aparelho deve ter uma potência profissional, isto é, deve chegar até 220 °C. Modeladores com potências menores demoram mais para formar o cacho, o que exige que a pessoa segure a mecha enrolada por mais tempo e isso acaba cansando o braço. Mas cuidado! Só porque seu modelador é potente não significa que você deva abusar do calor. Não vai ligar o aparelho no máximo e segurar a mecha enrolada por 5 minutos, viu?

Quanto maior a temperatura e mais fina a mecha mais rápida você tem que ser no manejo do modelador, senão seu cabelo pode queimar. Sempre dê preferência a produtos que permitam o controle da temperatura.

Se não estiver se sentindo segura para trabalhar com rapidez, regule o termostato para uma temperatura menor e faça os cachos no seu ritmo.

Quanto à marca, recomendo a Taiff, a Gama Italy e a Arno, porém é sempre bom checar as outras opções, pelo menos para ter uma referência de preço.

Alguns modeladores emitem íons, que ajudam a baixar os fiozinhos arrepiados. Se você sofre com esse tipo de problema vale muito a pena, mas tenha em mente que esse tipo de atributo encarece o produto.

Também existem alguns aparelhos que vêem com escovas modeladoras.

A escova serve para modelar de forma mais natural, mas se ela será útil ou não para você vai depender da sua habilidade. Na dúvida, se atenha ao básico. Afinal, porque complicar se você pode simplificar? Não tem nada mais frustrante do que passar uma hora na frente do espelho brigando com um equipamento que você não sabe manejar. O cabelo não fica tão bom e você acaba sentindo que desperdiçou tempo e dinheiro.

O preço de um modelador pode variar bastante. Dependendo da marca, das funções e dos acessórios um modelador pode custar de R$ 80 a R$300. Em geral, o melhor custo benefício fica na faixa de R$ 150 a R$ 200.

Boas compras!

Em breve farei um post com dicas de produtos para potencializar o efeito desses equipamentos. Aguardem!